segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O HOMEM: SUAS ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS


O HOMEM: SUAS ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS
(O texto base para este pequeno estudo é o capítulo 1º da carta de Paulo aos Romanos).

A princípio, precisamos entender que somos feitos à imagem e semelhança de Deus, o que significa dizer que somos seres dotados de sentimentos, inteligência e VONTADE. Temos livre-arbítrio, poder de decisão. Em seguida, compreendamos que Deus nos criou e se revelou a nós por meio da criação. “Desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas”. (Romanos 1:20). A criação comprova a existência do Deus Eterno, o que torna o homem indesculpável se este não glorifica ao Senhor. Já nascemos conhecendo Deus através de todas as coisas criadas.

O fato é que, mesmo tendo conhecimento de Deus, DECIDIMOS não O adorar. Entregamo-nos ao pecado e nos deixamos dominar por ele. Segundo Paulo, os homens “trocaram a glória do Deus imortal por imagens segundo a semelhança do homem mortal” (Romanos 1:23). Outro erro: “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador” (Romanos 1:25). Mais um: “desprezaram o conhecimento de Deus” (Romanos 1:28). Péssimas escolhas. Péssimas consequências.

Toda ação tem seu preço. E o preço do pecado, diz a Bíblia, é a MORTE. O homem escolheu o caminho que achou conveniente e Deus, justo como é, manda a resposta: entrega a humanidade aos seus próprios delitos, suas próprias paixões: homossexualismo, maldade, inveja, homicídio, promiscuidade, ganância, idolatria, desobediência aos pais, calúnia, insensatez, depravação. E, ainda que saibam que o que lhes aguarda é a morte, os homens continuam a praticar tais coisas e, pior, aplaudem os que também as praticam.

Esse 1º capítulo de Romanos nos esclarece a respeito do mundo em que estamos. Aí está a origem de todas as maldades que hoje presenciamos. Mais do que a história da humanidade tomada de forma geral, essa é a história da NOSSA VIDA. Conhecemos Deus (e até a nossa consciência nos traz o conhecimento de Deus) e, mesmo assim, escolhemos servir à criatura ao invés do Criador. Não direcionamos o nosso olhar para o Alto, não submetemos a nossa vontade à vontade do Senhor. Vivemos NO mundo e PARA o mundo. Trocamos o eterno pelo efêmero, a santidade pela devassidão. Como se não bastasse, ainda instigamos outras pessoas a pecarem junto conosco. Ficamos no poço, sem saída, chafurdados em pecados. Perdemos o Reino de Deus, a vida eterna! Observe a humanidade na conjuntura atual e veja se este não é o SEU retrato...


Mas ainda bem que a história não para por aí!... Espere o próximo estudo: O PLANO DA SALVAÇÃO!

Até a próxima!
Yslla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário