quinta-feira, 9 de julho de 2009

Qual o sentido da vida?



Qual o sentido da vida?


Esse tema sempre preocupou a humanidade. Cedo ou tarde, o homem se pergunta: por que eu existo? Quem me criou? Por que estou aqui?
Então vem o momento de crise: a gente começa a buscar explicações, a cabeça dá voltas e voltas e a gente se apega, muitas vezes, a particularidades. Quero construir uma família. Quero me realizar na minha profissão. Quero ajudar outras pessoas. Todas essas coisas são louváveis, mas são apenas detalhes.


Quando não compreendemos o motivo maior para que vivemos, acabamos correndo atrás do vento e vivendo só por viver. A gente preenche a vida com coisas superficiais, com objetivos menores. Quando você montar uma bela família, for um ótimo profissional e ajudar muitas e muitas pessoas, pode pensar: e agora? Esse é o maior drama das pessoas de meia-idade, que construíram boa parte do que queriam e agora se perguntam: o que eu vou fazer a partir daqui?


Nós somos jovens, temos agora a oportunidade de refletirmos sobre isso e, se necessário, podemos alterar o rumo de nossas vidas. Mas não seremos jovens a vida inteira... Veja o que a Palavra de Deus nos fala a respeito da efemeridade da vida:


“... nossos dias sobre a terra são como a sombra” (Jó 8:9)


“(os homens) são como o sono; como a relva que brota ao amanhecer, germina e brota pela manhã, mas à tarde murcha e seca” (Salmo 90: 5-6) Moisés


“O homem é como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa” (Salmo 144:4) Davi


Como vimos, a vida é breve... e ÚNICA! Então precisamos pensar bastante sobre que rumo queremos que ela tome. Não adie essa reflexão. Não espere para pensar nisso depois de certa idade, porque pode ser tarde...


Qual a razão de viver? Por que motivo você está aqui?


Eclesiastes é um livro da Bíblia escrito por Salomão, tido como sábio pelo povo de Deus. Salomão passa a vida inteira se perguntando qual a razão de existir. Ele procura o sentido da vida nas mulheres, nos banquetes, nas festas, na riqueza, na juventude, no sexo..., entra em “crise” por não encontrar validade em nada e termina dizendo que tudo é vaidade. No último capítulo de Eclesiastes, Salomão conclui, com base em todas as suas experiências e decepções:


“De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque foi para isso que fomos criados”. (Eclesiastes 12: 13).


Você é obra de Deus! A sua vida é um presente de Deus! E você precisa dele para erguer QUALQUER COISA durante a vida. Se não for assim, você corre o risco de perder tudo... Observe o que o salmista diz:


“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127:1).
(Mateus 7:24-27)


O convite hoje é para que você reveja as suas prioridades, aquilo a que você destina a sua atenção, seus esforços. Como está a sua vida? Como está o seu relacionamento com o Pai? Quando nos entregamos completamente aos cuidados de Deus, vemos mudanças maravilhosas acontecerem! Viver segundo o propósito do Senhor não é uma prisão. É libertação! Em João 10:10, Jesus nos diz:


“... eu vim para que vocês tenham vida e a tenham em abundância”.


Em Jesus, somos alimentados, porque ele é o pão da vida. Em Jesus, somos saciados, pois ele é a água da vida, fonte inesgotável. Nele, somos renovados todos os dias, porque ele é especialista em fazer novas todas as coisas. Por que, crendo num Deus tão grande, muitas vezes levamos uma vida tão pequena???

Que o Senhor nos ajude a viver plenamente o propósito para que fomos chamados!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário